Nao importa o que ocorreu em Anapu o importante agora e um novo acontecimento no desevolvimento regional em que dar seguencia ao trabalho da missionaria por que entao o que ela queria era um desevolvimento pacifico para que as pessoas que ali morar se poder se sobreviver com dignidade e sem opressão e com a construção de um complexo universitario em Anapu seria a melhor contribuição para a região amazonica trazendo varios nas areas de saude,educação,agricola e meio ambiente. Eu falo por que conheço muito bem a região e em Anapu e a cidade certa para receber um coplexo universitario por tem uma boa localização perante outras cidades da transamazonica e com a construçao da hidreletrica em Belo monte precisa urgente de profissionais ligado aos campos de trabalhos que serão abertos não so na construção como posterior com a chegada de varios imigrantes para construção e desevolvimento da região. tenho orgulho de participar de atos como esse para beneficiar pessoas que sofrem mais ja mais desiste de sonhar
Será sancionada nesta quinta-feira (5), às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Para o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o momento é histórico para toda a região oeste do Pará e para a Amazônia. 'Sem sombra de dúvida, este é um momento histórico e todos envolvidos, principalmente os paraenses e moradores de Santarém e dos 18 municípios beneficiados com a universidade, devem receber os parabéns e comemorar essa data', destacou o parlamentar paraense.
'Esta será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia', comemora Flexa Ribeiro. O parlamentar foi o relator do projeto no Senado Federal, que aprovou a proposta em apenas quinze dias úteis e remeteu para sanção presidencial. Segundo o senador, priorizar mais pesquisa na região norte é fundamental. 'Apenas 75 cursos de pós-graduação, dos 2.850 existentes, estão na região Norte. Isso precisa ser equilibrado', destaca.
'Apenas cerca de mil doutores atuam na região, enquanto mais de 30 mil atuam no Sudeste. Existem apenas dois cursos de doutorado em Botânica na região Norte, uma área que é de interesse estratégico para a região. Grande parte das pesquisas sobre a Amazônia é produzida por pesquisadores estrangeiros. A Ufopa é um passo da longa caminhada que temos pela frente para mudar essa realidade', afirma Flexa Ribeiro.
O parlamentar já havia apresentado, em 2006, um projeto de lei semelhante, criando a Ufopa, que chegou a ser aprovado pelo Senado em 2007, mas acabou rejeitado na Câmara dos Deputados. No ano seguinte, em 2008, o Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei com o mesmo teor, criando a Ufopa. 'Lamentavelmente, ocorreu esse atraso por conta de questões políticas, pois não acataram um projeto apresentado pela oposição. Desde 2006 aguardo, junto com a população do oeste, por essa conquista', comentou Flexa Ribeiro.
Alguns dados surpreendem. A Ufopa irá oferecer oportunidade para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando diretamente ao menos 18 municípios abrangidos pela nova universidade, na região oeste do Estado. O investimento para criação e implantação é R$ 124 milhões. Inicialmente, a Ufopa terá vaga para mais de dois mil estudantes em cerca de 50 cursos. Porém, em dois anos, até o final de 2012, a universidade já deverá atender mais de dez mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.
O edital do concurso para contratação de pessoal será divulgado na próxima semana e as provas para a seleção devem ocorrer no final de janeiro de 2010. O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores. Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e UFRA de Santarém, além de realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNao importa o que ocorreu em Anapu o importante agora e um novo acontecimento no desevolvimento regional em que dar seguencia ao trabalho da missionaria por que entao o que ela queria era um desevolvimento pacifico para que as pessoas que ali morar se poder se sobreviver com dignidade e sem opressão e com a construção de um complexo universitario em Anapu seria a melhor contribuição para a região amazonica trazendo varios nas areas de saude,educação,agricola e meio ambiente.
ResponderExcluirEu falo por que conheço muito bem a região e em Anapu e a cidade certa para receber um coplexo universitario por tem uma boa localização perante outras cidades da transamazonica e com a construçao da hidreletrica em Belo monte precisa urgente de profissionais ligado aos campos de trabalhos que serão abertos não so na construção como posterior com a chegada de varios imigrantes para construção e desevolvimento da região.
tenho orgulho de participar de atos como esse para beneficiar pessoas que sofrem mais ja mais desiste de sonhar
A prova que sonhar é possível
ResponderExcluirLei que cría a UFOPA será sancionada hoje
Será sancionada nesta quinta-feira (5), às 17h, no Centro
Cultural Banco do Brasil em Brasília, o projeto de lei que cria a Universidade
Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Para o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o momento é
histórico para toda a região oeste do Pará e para a Amazônia. 'Sem sombra de
dúvida, este é um momento histórico e todos envolvidos, principalmente os
paraenses e moradores de Santarém e dos 18 municípios beneficiados com a
universidade, devem receber os parabéns e comemorar essa data', destacou o
parlamentar paraense.
'Esta será a primeira universidade federal com sede em um
município do interior da Amazônia', comemora Flexa Ribeiro. O parlamentar foi o
relator do projeto no Senado Federal, que aprovou a proposta em apenas quinze
dias úteis e remeteu para sanção presidencial. Segundo o senador, priorizar
mais pesquisa na região norte é fundamental. 'Apenas 75 cursos de
pós-graduação, dos 2.850 existentes, estão na região Norte. Isso precisa ser
equilibrado', destaca.
'Apenas cerca de mil doutores atuam na região, enquanto mais
de 30 mil atuam no Sudeste. Existem apenas dois cursos de doutorado em Botânica
na região Norte, uma área que é de interesse estratégico para a região. Grande
parte das pesquisas sobre a Amazônia é produzida por pesquisadores
estrangeiros. A Ufopa é um passo da longa caminhada que temos pela frente para
mudar essa realidade', afirma Flexa Ribeiro.
O parlamentar já havia apresentado, em 2006, um projeto de
lei semelhante, criando a Ufopa, que chegou a ser aprovado pelo Senado em 2007,
mas acabou rejeitado na Câmara dos Deputados. No ano seguinte, em 2008, o
Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei com o mesmo teor, criando a
Ufopa. 'Lamentavelmente, ocorreu esse
atraso por conta de questões políticas, pois não acataram um projeto
apresentado pela oposição. Desde 2006 aguardo, junto com a população do oeste,
por essa conquista', comentou Flexa Ribeiro.
Alguns dados surpreendem. A Ufopa irá oferecer oportunidade
para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando
diretamente ao menos 18 municípios abrangidos pela nova universidade, na região
oeste do Estado. O investimento para criação e implantação é R$ 124 milhões.
Inicialmente, a Ufopa terá vaga para mais de dois mil estudantes em cerca de 50
cursos. Porém, em dois anos, até o final de 2012, a universidade já
deverá atender mais de dez mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e
mestrado.
O edital do concurso para contratação de pessoal será
divulgado na próxima semana e as provas para a seleção devem ocorrer no final
de janeiro de 2010. O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores.
Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e UFRA de Santarém, além de
realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas.
- Por: Rainon Kahuna